Sobre o projeto

Sobre a Origem do nome da Praça:​

O nome da praça foi dado em homenagem ao grande contador paulista Hilário Franco. O professor Hilário lecionou matérias relacionadas à área contábil por mais de 35 anos em grandes instituições, publicou diversos livros e atuou como consultor. Participou também do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), chegando a atuar como presidente deste em 1955 e 1956. Recebeu o título de “Contabilista Emérito” pelo mesmo sindicato em 1971 e foi eleito Sócio Benemérito. Além disso, recebeu o importante título de Contador Benemérito das Américas.

O trabalho de Hilário foi tão reconhecido pelo Sindcont-SP, que este instituiu o prêmio Professor Hilário Franco. O prêmio tem como objetivo motivar os profissionais de contabilidade a realizar pesquisas científicas, uma vez que premia as melhores monografias, trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos e relatórios de estágio. Porém, o reconhecimento pela sua contribuição em vida não parou por aí: em 2001, o Sindcont-SP instituiu a Medalha Professor Hilário Franco. Esta é destinada a homenagear o contabilista que mais se destacou na pesquisa da Ciência Contábil.

Hilário Franco faleceu em 2000 e também atuava como economista, administrador e escritor. O presidente do Sindcont-SP em 2001, Sergio Prado de Mello, sugeriu à prefeitura que esta praça recebesse o nome do contador para homenageá-lo. O pedido foi atendido em 04 de setembro de 2010 com grande alegria por parte dos seus familiares.

Local

Praça Professor Hilário Franco

Próxima Rua Batista Fergusio 1353 – São Paulo – SP